top of page

AUDITORIA JURÍDICA

 Como fazer uma boa gestão jurídica da sua empresa ou do seu escritório de advocacia?

  Primeiro você deve acertar na escolha do profissional que irá auxiliá-lo na sustentabilidade jurídica do seu negócio.

  O Costa e Silva possui em seu quadro de profissional a advogada Emilayne Nathalya que é a pessoa ideal para nortear você e seus colaboradores a alcançarem êxito na gestão dos processos. Com experiência em auditoria de sistemas de gestão e especialidade no ramo do Direito Empresarial, consegue visualizar de forma consistente aspectos do Direito Civil, Tributário e Trabalhista aplicáveis à sua empresa, proporcionando à Alta Direção da empresa uma visão externa de como efetivar melhorias no funcionamento do setor administrativo e jurídico contribuindo para melhores estratégias empresariais e eficazes para alavancar o seu negócio.

  Inicialmente temos que entender que auditoria é o conhecimento dos processos e levantamento de evidências que possibilitem a checagem de que todos os procedimentos da empresa estão sendo devidamente cumpridos e estão atendendo com a qualidade esperada pela Alta Direção e pelos clientes.

 

  Com foco na prevenção e na identificação de possíveis falhas ou omissões, a auditoria representa a possibilidade de corrigir e de melhorar o processo gerencial da empresa, o que também pode contribuir para a idoneidade e a eficiência do empreendimento, bem como para o reconhecimento no mercado.

  Ao mínimo sinal de risco, o auditor avalia empiricamente os efeitos que podem atingir a empresa, seja em custos de ações trabalhistas ou de descumprimento da legislação tributária, por exemplo.

 

  O levantamento e análise de dados e informações e o levantamento de riscos processuais pode fazer com que a empresa respeite as normas, cumpra as leis e evite gastos futuros com processos judiciais, ações onerosas e penalizações.

 

  Nessa linha desenvolvemos um alinhamento lógico de toda a gestão empresarial com a utilização dos conceitos da norma ISO 9001:2015 de gestão de qualidade, através da análise de todos os setores de sua empresa e da verificação dos procedimentos e as informações relativas às legislações aplicáveis ao seu negócio.

  A estruturação organizacional e atribuições dos colaboradores, bem como a coordenação dos processos da empresa simplificará a gestão e proporcionará ao setor jurídico uma ordenação, fazendo com que os planejamentos de ordem estratégica gerem efeitos jurídicos benéficos para a empresa.

Então quais as vantagens da auditoria jurídica:

  • Evita erros;

  • Evita lides temerárias;

  • Lucros à empresa;

  • Preveni gastos desnecessários;

  • Esclarece e verifica a necessidade um planejamento tributário com a contabilidade da empresa evitando recolhimentos indevidos ou dupla tributação desnecessária incidente sobre atividades da empresa;

  • Proporciona uma alta na mais satisfação dos clientes ocasionada pelo êxito das ações.

 

  Esclarecemos que a auditoria não se restringe ao setor jurídico da empresa, mas, também, as demais áreas, como por exemplo o setor de Recursos Humanos. Nesse setor realiza-se uma avaliação de seu funcionamento nas tratativas de contratação, férias e rescisões, de maneira que possa se reduzir, por exemplo, os casos de ajuizamento de reclamações trabalhistas e a aplicação de multas.

  Dessa forma, fazemos o levantamento de dados e por meio do relatório de auditoria interna possibilitamos as sugestões de adequações. Quando verificada a necessidade esse relatório pode ser complementado com parecer jurídico sobre um processo judicial ou demanda específica.

   Nosso intuito é atuar preventivamente e de acordo com a normatização legal, mitigando o número de demandas jurídicas e multas de órgãos estatais para sua empresa.

bottom of page